A todos amantes da história

Pessoa maravilhosa que conheci professor Cristian, com o seu famoso algodão doce, não que esse seja melhor que os outros, mais uma frase que marcou e demonstrou não só oque ele sente mais representa bem oque todos os outros professores sentem também, a satisfação de ver uma sala de aula cheia, mais para que? Sim queridos, para assistir aula de história, e foi mais ou menos assim que ele falou: “nossa que bando de maluco é esse, tudo fazendo história! Senti em sua expressão a satisfação que traduzo com essas palavras: bem vindo ao hospício da sabedoria!





domingo, 21 de março de 2010

Egiptologia II começo da divisão social

Como citamos anteriormente são três as hipóteses normalmente usadas partindo desses principio, vamos nos aprofundar no crescimento do que seria no futuro o império egípcio, como sabemos poucas informações temos dessa época, sabemos que havia uma divisão entre baixo e alto Egito “a coroa branca e a coroa vermelha” existe uma fonte mitológica e que nos ajuda a entender oque ocorreu nessa época, um mito popular que conta que haviam dois deuses set venerado pelos habitantes do baixo Egito (coroa branca) e Osíris adorado pelos habitantes do alto Egito (coroa vermelha), Set matou Osíris e espalhou pedaços do seu corpo por todo Egito, Isis irmã e mulher de Osíris recolheram seus pedaços e munida e um poder sobre natural deu novamente a vida a Osíris, resultado dessa relação nasceu o deus horus que conseqüentemente foi adorado pelos moradores do alto Egito, os guerreiros do alto Egito eram conhecidos como os filhos de horus.
A o período da unificação entre o baixo e o alto Egito é um período de muita controvérsia, se atribui a Numer ou Menés o primeiro faraó o mérito pela unificação onde o alto Egito obteve sucesso em relação ao baixo Egito, mais surge através da arqueologia à figura de Escorpião.
Escorpião seria um líder responsável pela unificação das coroas, este homem não chegou a ser um faraó, pouco se sabe talvez um líder militar ou político.
Este período anterior a unificação, e o período da unificação, são períodos de poucas informações devido o processo em andamento do desenvolvimento da escrita.
Após a unificação começa o período conhecido como pré dinásticos, ou período tinita, nome dado pelo fato da capital do império ficar na cidade de Tines, algumas literaturas relatam que a capital desse período ficaria em Abidos e não em Tines, a proximidade entre as duas cidade é pequena elas são vizinhas.
Os pontos que mais chamam a atenção nesse período e o processo de consolidação d escrita, o começo da organização política do império, o poder girando e a autoridade girando em torno de uma pessoa o faraó, e as primeiras incursões a Núbia.
Nesse período podemos conhecer também um pouco mais sobre os nomos, que deram à origem a formação das cidades, os nomos são o ajuntamento de pessoas em uma determinada região geralmente campos agrícolas que respondem para uma autoridade local na cidade, essa autoridade é responsável pela condução das atividades coletivas e serve também como um porta voz ou representante do faraó no local, ficava também sobre a responsabilidade do Nomarca a cobrança dos impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário