A todos amantes da história

Pessoa maravilhosa que conheci professor Cristian, com o seu famoso algodão doce, não que esse seja melhor que os outros, mais uma frase que marcou e demonstrou não só oque ele sente mais representa bem oque todos os outros professores sentem também, a satisfação de ver uma sala de aula cheia, mais para que? Sim queridos, para assistir aula de história, e foi mais ou menos assim que ele falou: “nossa que bando de maluco é esse, tudo fazendo história! Senti em sua expressão a satisfação que traduzo com essas palavras: bem vindo ao hospício da sabedoria!





terça-feira, 23 de março de 2010

Patrimônio Histórico e cultural I até Estados Nacionais

Patrimônio histórico x patrimônio cultural entendendo a diferença

Patrimônio cultural esse e o nome que damos a todos os registros matérias e imateriais que temos a respeito da nossa historia e cultura.
Nomenclatura recente que aos poucos vem sendo inserida em nosso contexto atual, sabemos também que nem sempre foi assim. A idéia que a cultura de um povo, faz parte do legado histórico é um procedimento bem recente em nossa sociedade, para entendermos o significado de patrimônio cultural temos que entender os caminhos que percorremos na história para chegarmos até aqui.

Uma viagem na história através das aulas

Quando pensamos em patrimônio histórico temos que entender o significado que a palavra patrimônio exerce dentro deste contexto, a palavra patrimônio deriva da palavra Pater que significa Pai, em termos gerais a palavra significa tudo àquilo que é passado de Pai para filho, o conceito do emprego da palavra patrimônio esta relacionada diretamente com o poder, partindo deste principio percebemos que o patrimônio histórico vai atender aos desiguinos das classes dominantes, aristocracia, e igreja.
Na idade média, a ordem mundial girava em torno da igreja católica Apostólica Romana a maioria das obras de arte dessa época são sobre arte religioso e monumentalização de igrejas, no final da idade média foram produzidas as catedrais de estilo gótico, que foram um marco em meio ao descrédito que a igreja vinha sofrendo essa obras tinham o objetivo de auto-afirmação do poder católico romano, apesar destas catedrais serem de uso coletivo, elas estavam inseridas em um contexto aristocrático.
O renascimento é um dos movimentos que marcam a transição entre a idade media e a idade moderna, esse movimento não acredita mais que Deus e a “a Igreja “ são as respostas para todos os questionamentos dos homens, a expressão mais forte desse movimento foi no campo artístico, onde ocorreu o resgate da arte grega da idade antiga, era o belo a harmonia das formas, o profano, se contrapondo ao santo, os processos humanos começavam lentamente a girar em torno do homem (humanismo). Ver aula patrimônio privado e aristocrático.
O sistema feudal sucumbiu, uma nova classe social surge nas cidades, a burguesia, estamos vivendo os momentos das revoluções, a francesa que traduzia bem a mudança dos valores políticos, a industrial mudando totalmente o conceito de produção, causando uma verdadeira realocação das massas com o êxodo rural, revolução agrícola, formando assim uma nova classe social urbana, e surgimento do iluminismo, passando a mensagem que a ciência explicaria todas as coisas.
Com a queda do sistema monárquico em vários países da Europa e a formação de novos estados (países) surge uma necessidade de integração, havia a necessidade de se formar um cidadão com uma identidade, os estados nacionais surgem com a proposta de integração através de uma língua e uma cultura uniforme, o trabalho de unificação agora passava pela exaltação de um passado glorioso, o patrimônio cultural abordaria essa temática nesta fase. Ex Alemanha exercito Prusiano.

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